domingo, 28 de fevereiro de 2010

Educação Física desde a pré existência


Desde pré-história o homem sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim há a executação dos movimentos corporais básicos e naturais desde que se colocou "de pé": CORRE, SALTA, ARREMESSA, TREPA, EMPURRA, PUXA E ETC.






Há 3000 a.C, a China pregava os exercícios físicos por finalidades higiênicas e terapêuticas além de caráter guerreiro ( Imperador guerreiro Hoang Ti )

A Índia mantinha os exercícios físicos como doutrina por causa das "Leis de Manu". Sendo indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda atribuía os exercícios físicos como caminho da enercgioa física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para suprema felicidade.

Civilização japonesa esbarra na importância da educação física, quase sempre ligado aos fundamentos mêdicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros.


Uns dos costumes dos Egípcios estão os exercícios Gimmmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbs. A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas: Equilíbrio, força, flexibilidade e resistência.

A civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura.

- Sócrates, Platão Aristóteles e Hipócrates contribuíram muito para a Educação física e Pedagogia, atribuindo conceito ao corpo e a alma através das atividades corporais e da música...


Cont.. na próxima postagem